Frase da Semana

"O produto da incerteza associada ao valor de uma coordenada xi e a incerteza associada ao seu correspondente momento linear pi não pode ser inferior, em grandeza, à constante de Planck normalizada."

domingo, 16 de dezembro de 2007

Curiosidades -aves-

Por que a pomba branca simboliza a paz?
São duas histórias com raízes religiosas. Quando João Batista estava batizando Jesus, o Espírito Santo apareceu na forma de uma pomba. A outra história diz que, após o dilúvio, Noé soltou um corvo e depois uma pomba. Do corvo não se ouviu mais falar e a pomba voltou porque não encontrou lugar para pousar. Uma semana depois, a ave foi solta novamente e voltou com uma folha verde de oliveira no bico. Isso era sinal de que já havia terra firma em algum lugar.
Como o branco simboliza virgindade, paz, harmonia, uniu-se a pomba à cor branca e assim surgiu o símbolo da paz.

Por que a presença de urubus é perigosa perto de aeroportos?
Estas aves costumam voar em bandos. Mas distribuem-se no céu ficando bem distantes entre si e em diferentes alturas. Assim, são capazes de vasculhar grandes áreas à procura de suas presas. Por conta de seu tamanho e freqüência na natureza, os urubus em vôo preocupam os pilotos de aeronaves. Quando entram nas turbinas dos aviões, prejudicam o pouso ou a decolagem e causam muitos prejuízos. De acordo com o Centro de Investigação e Prevenção de Acidentes Aeronáuticos (Cenipa), o urubu é a ave que mais causa problemas nos aeroportos do Brasil.

Por que os urubus não ficam doentes quando comem carne podre?
É porque eles têm anticorpos que os protegem e os tornam mais resistentes do que outras aves. Mesmo assim, o urubu pode se dar mal se ingerir algum produto químico ou bactéria contra a qual não possua a defesa natural.

Por que o pato não se molha quando nada?
Porque ele produz uma secreção oleosa embaixo da cauda e com o bico retira o óleo e o espalha pelo corpo. Recobertas por essa secreção, as penas tornam-se impermeáveis. Além disso, a camada de ar que fica entre as penas e o corpo ajuda a manter o pato flutuando.

Por que os pássaros não tomam choque quando pousam nos fios?
O choque é a sensação da corrente elétrica que passa de um corpo para outro por meio de um terceiro corpo condutor. Quando um pássaro pousa num fio, os dois ficam com o mesmo potencial elétrico (equilíbrio entre o número de prótons - cargas positivas - e elétrons - cargas negativas). O pássaro tomará choque se ele, pousado no fio, encostar em um outro corpo com potencial elétrico diferente. Nesse caso, ele se tornaria intermediário entre as cargas do fio e de uma árvore, por exemplo.