Frase da Semana

"O produto da incerteza associada ao valor de uma coordenada xi e a incerteza associada ao seu correspondente momento linear pi não pode ser inferior, em grandeza, à constante de Planck normalizada."

sexta-feira, 2 de outubro de 2009

Quando zumbis atacarem!

Um grupo de pesquisa constituído por matemáticos da Universidade de Ottawa, no Canadá, publicou um artigo sugerindo modelos matemáticos com previsões científicas sobre uma pandemia zumbi. É sério. Gastaram dinheiro e neurônios prevendo o comportamento humano em um ataque zumbi. Queria que o Brasil tivesse grana pra jogar fora assim em pesquisa, viu? [/mode cientista brasileira frustrada ON]

Enfim, os pesquisadores sugeriram diversos modelos complexos que nem eu nem você vai entender (talvez, você sim). O importante é a conclusão: em uma situação zumbis com um modelo semelhante ao de "Madrugada dos Mortos", os seres humanos encarariam o julgamento final. A sociedade entraria em colapso e o mundo seria tomado por zumbis, mesmo que conseguíssmos uma cura ou instituíssemos sistema de quarentena. Ainda tá com medo da gripe suína?

Apesar do desperdício neuronal e monetário, o artigo tem informações interessantes sobre zumbis, como:
- As histórias de zumbis são originárias da cultura vudu africana/caribenha, em que as mentes dos indivíduos seriam controladas por um mago poderoso.
- A palavra "zombie" pode ser originária do caribenho jumbie, que significa "fantasma", ou de um dialeto originário do Kongo nzambi, que significa "espírito de uma pessoa morta". Ainda, pode ser originária da cultura crioula haitiana, a partir da palavra zonbi, que representa alguém que morreu e foi trazido de volta a vida sem feitiços ou por vontade própria.
- Na cultura vudu, zumbi é o nome de um deus que tem a forma de uma cobra. Os feiticeiros deste grupo usariam um pó no ritual de "zumbificação". Este pó conteria uma substância que paralisa o sistema nervoso central e produz um estado de hibernação, onde os órgãos vitais trabalham em um nível mínimo.
- Na idade média, acreditava-se que os mortos voltariam para perseguir os vivos; e na França, acreditava-se que estes voltariam para vingar-se de alguém que tivesse cometido algum crime contra eles.
- O artigo cita as formas como os zumbis surgiriam na cultura moderna: radiação (Noite dos Mortos Vivos), exposição a agentes virais (Resident Evil) e patógenos conhecidos que sofreram mutação e são transmitidos por vários vetores (Dead Rising).

Para quem entende de modelos matemáticos ou quiser ler o artigo original, basta clicar aqui.