Frase da Semana

"O produto da incerteza associada ao valor de uma coordenada xi e a incerteza associada ao seu correspondente momento linear pi não pode ser inferior, em grandeza, à constante de Planck normalizada."

domingo, 20 de janeiro de 2008

Curiosidades

O que significa a palavra acme que aparece nos desenhos do Pernalonga?
O termo vem do grego akme, que significa topo, cume ou ponto mais alto. Não é uma expressão usual na língua inglesa. Em português quer dizer algo como “pimpão” ou “brejeiro”. A expressão causa um estranhamento e, por isso, tem um toque de humor

Qual o nome do passarinho da Dona Neves, personagem do seriado Chaves?
O passarinho da Dona Neves chama-se Soriano. A série é mexicana e foi criada por Roberto Gomez Bolaños. Ele se inspirou nas favelas da América Latina. O seriado estreou no Brasil em 1984, no programa do Bozo, no SBT. Os episódios, que já foram sucesso de audiência, alcançam hoje a média de 11 pontos no Ibope.

Quem ganhou mais corridas no desenho Corrida Maluca?
Acompanhe a tabela de vencedores das 34 provas da Corrida Maluca:
A Quadrilha da Morte –– 4
Caipira Luke e seu urso –– 4
Penélope Charmosa ––4
Peter Perfeito –– 4
Barão Vermelho –– 3
Irmãos Rocha –– 3
O cupê mal-assombrado –– 3
Professor Aéreo –– 3
Rufus Lenhador –– 3
Soldado Meekly e Sargento Bombarda –– 3
Dick Vigarista e Muttley –– 0

Por que as pessoas têm chulé?
Mesmo sem chulé, o pé tem um cheiro característico. Todos os animais produzem certas substâncias no corpo que exalam odor, são os feromônios. Eles servem para identificar o indivíduo e, em certos animais, como forma de atração do sexo oposto. O chulé aparece quando a pele dos pés é atacada por micróbios (plantas ou animais microscópicos) que acabam agindo juntamente com o suor do corpo.

Por que o corpo fabrica gases?
Os gases do estômago (arroto) são ar que engolimos pela boca. Até a composição dele é igual à do ar que respiramos: nitrogênio, oxigênio, hidrogênio e gás carbônico. Já os gases do intestino, fabricados pelo intestino grosso durante a digestão, possuem também o gás metano, produzido quando os alimentos que se decompõem.