Frase da Semana

"O produto da incerteza associada ao valor de uma coordenada xi e a incerteza associada ao seu correspondente momento linear pi não pode ser inferior, em grandeza, à constante de Planck normalizada."

domingo, 6 de janeiro de 2008

Curiosidades animais- parte 2-

Por que cães e gatos brigam?
O cão tem natureza predatória e reage instintivamente a determinados estímulos de animais que se comportam como presas. Os movimentos bruscos e rápidos do gato despertam o instinto predatório do cachorro. Com a convivência, o gato pode aprender seus limites para “provocar” o cachorro. Quanto menos medo o animal tiver do cão, menor é a chance de ele ser atacado.

Por que o gato arqueia o corpo e eriça os pelos quando se sente acossado?
Essa é uma demonstração de medo. O animal se arqueia para mostrar que é maior e mais perigoso. Assim pode afugentar o inimigo.

Ler notícia completa>>
Por que o gato ronrona?
O animal faz vibrar suas cordas vocais de maneira que o som produzido indique que ele está satisfeito e feliz. Da mesma forma, o gato exprime, por meio de sons, outros sentimentos, como raiva e fome.

Por que os cachorros dão voltas antes de deitar?
É uma herança genética, vinda de seus antepassados de vida selvagem, há mais de 12 mil anos. Os cachorros antigos preparavam o lugar para dormir caminhando em círculo até formar um espaço confortável entre plantas ou pedras. Isso também servia para demarcar o espaço como território particular. O hábito sobreviveu, apesar de não ter mais função.

Por que os gatinhos só abrem os olhos depois de uma semana?
Isso acontece também com cachorros e, além dos olhinhos, cães e gatos nascem com as orelhas fechadas. Trata-se de um resquício dos antepassados dessas espécies e serve como um mecanismo de proteção. “Antigamente, as fêmeas faziam seus ninhos em tocas e os olhos e as orelhas dos filhotes ficaram a salvo da terra ou da areia, que poderiam machucá-los”, afirma Eglete Rodrigues, veterinária do Hospital Veterinário da UFRGS. Já os animais que nascem em campos abertos, como cavalos e bezerros, vêm ao mundo com os olhos e as orelhas “funcionando” e aprendem a ficar em pé rapidinho. “Como não são escondidos pela mãe, eles têm que estar prontos para fugir dos predadores”, explica Eglete.

Por que os gatos sempre caem em pé?
A transmissão das mensagens nervosas entre os olhos, os músculos e as articulações do gato acontece de forma muito rápida e faz com que ele tenha grande equilíbrio. Quando o gato cai, os olhos e o vestíbulo de seu ouvido enviam para o cérebro uma mensagem sobre a posição da cabeça em relação ao solo. O cérebro responde com comandos nervosos para os músculos, que corrigem a postura da cabeça e alinham o corpo do animal. Isso tudo acontece em frações de segundo e o gato chega ao solo com os pés para baixo

O peixe sente dor quando é fisgado pelo anzol?
A região da boca do peixe é feita de ossos e de ligamentos, mas tem poucas terminações nervosas. “Como praticamente não existe musculatura, a dor causada pelo anzol é mínima”, afirma Paulo de Tarso, biólogo do aquário Acqua Mundo, no Guarujá (SP). “O peixe sente apenas uma pressão mecânica, como se fosse um beliscão. “No entanto, se anzol se prende em qualquer outra parte do corpo, o pobrezinho tem uma sensação semelhante à dos seres humanos, quando ferimos
a perna ou braço”.


Os peixes bebem água?
Sim. Eles retiram oxigênio da água para respirar. Uma enguia, por exemplo, toma o equivalente a uma colher de sopa de água por dia. Os peixes também retiram uma certa quantidade de água dos alimentos. Por viverem em meio líquido, não precisam beber água para hidratar a pele, como fazem os animais terrestres.

Os peixes dormem?
Não exatamente. Eles apenas alteram estados de vigília e de repouso. O período de repouso consistem num aparente estado de imobilidade, em que os peixes mantêm o equilíbrio por meio de movimentos bem lentos. Como não têm pálpebras, seus olhos ficam sempre abertos. Algumas espécies se deitam no fundo do mar ou rio, enquanto os menores se escondem em buracos para não serem comidos enquanto descansam.

Qual é a diferença entre crocodilo e jacaré?
O crocodilo tem o focinho magro e pontudo. Quando ele está de boca fechada, o quarto dente de cada lado do maxilar inferior é maior que os outros e fica para fora. A cabeça do jacaré é mais longa e arredondada. O comprimento do corpo de ambos pode variar de 1,5 metro até 6 metros. Embora habitem o mesmo tipo de ambiente, os pântanos, os dois animais não convivem. No Brasil, há apenas jacarés.