Frase da Semana

"O produto da incerteza associada ao valor de uma coordenada xi e a incerteza associada ao seu correspondente momento linear pi não pode ser inferior, em grandeza, à constante de Planck normalizada."

domingo, 30 de dezembro de 2007

Curiosidades - insetos

Como as moscas conseguem andar em tetos e paredes?
As patas das moscas têm cada uma, na ponta, duas pequenas almofadas com ventosas microscópicas, em forma de trombeta, que lhes permite deslocar-se sobre as superfícies lisas e cuja aderência é tão eficaz que lhes possibilita andar nas paredes sem cair.

Como as moscas conseguem fugir tão rápido quando tentamos matá-las?
O corpo delas é todo coberto de pêlos que funcionam como mini-radares. Eles são especialmente sensíveis a movimentos de ar. O movimento da mão ou de qualquer outro objeto sólido cria a flutuação do ar e permite que a mosca voe antes de receber o golpe mortal.

Ler notícia completa>>
É verdade que apenas as fêmeas dos mosquitos sugam o sangue das pessoas?
Sim, apenas as fêmeas sugam sangue. Elas fazem isso somente depois de copular, a fim de utilizar o sangue para gerar os ovos. Já os machos, alimentam-se de seiva e néctar.

Para que servem as antenas dos insetos?
As antenas são responsáveis pelo olfato, e é por meio delas que os insetos farejam comida. Como a maioria das formigas é cega, elas usam as antenas para "tatear" o lugar por onde estão andando.

Por que as baratas morrem viradas de costas?
Na verdade, nem todas as baratas morrem de costas. Isto ocorre com baratas que passaram por lugares onde foi aplicado inseticida. O veneno age no sistema nervoso da barata, deixando-a tonta. Como o peso do casco é maior, ela se desequilibra e tomba, não conseguindo desvirar mais.

Qual é a utilidade da barata e porque dizem que ela seria indestrutível a uma explosão nuclear?
Na cadeia alimentar, a barata alimenta-se de alguns insetos e é a presa de outros insetos e lagartos. Por provar todo e qualquer alimento antes de ingerir, é muito difícil que ela seja envenenada. Quanto ao fato de sobreviver a ataques nucleares, o americano David George Gordon, autor de um livro que discute o comportamento deste inseto, acredita que isto seja uma grande lenda. De acordo com ele, a barata pode suportar grandes níveis de radiação (da mesma forma que outros animais, como o peixinho dourado de aquário), mas daí a dizer que sobreviveria a um ataque nuclear, na opinião dele, seria exagero.

Como o mel é feito?
As abelhas recolhem o néctar das flores e o transformam em mel. O sabor do mel depende do tipo de flor da qual o néctar foi retirado. Os méis claros têm sabor mais suave. Os escuros, feitos a partir de flores silvestres, são mais fortes e possuem mais proteína.

continua...